Primeiramente, e é claro não podemos deixar de falar isso, procure sempre um especialista para acompanhar sua gravidez. Isso é importante porque o médico irá sempre te falar como tudo esta, inclusive seu peso, e irá orientá-la sobre alimentação e todo o resto. Agora, por mais que você lute contra, não adianta, irá ganhar peso. Isso é normal e necessário pois seu corpo esta crescendo, e afinal de contas, agora você esta comendo por dois, ou até mais de dois. Vamos colocar abaixo algumas descrições médias de pesos pra entender melhor:

gravidez 03

  • O bebê vai pesar em édia 3 kilos quando nascer.
  • A camada muscular do seu útero também cresce e fica mais pesada.
  • Só a plascenta pesa aproximadamente 700 gramas no final da gravidez. Isso vai depender da mulher.
  • Até mesmo seus seios estão mais pesados na gravidez.
  • Seu volume de sangue também cresce, pois você esta com uma conexão direta com o bebê. Aproximadamente 1 kilo.
  • Existe um acúmulo de líquido que ocorre, que pode chegar a 2 kilos ou mais.
  • E é claro, as gordurinhas extras, que são importante para a faze de amamentação, e pode ter certeza de que irá precisar delas nesta faze. São certa de 4 kilos.

gravidez 02Portanto, o normal é que uma mulher engorde em média 12 kilos na gravidez. Mas veja bem, cada caso é um caso, e isso é uma média, e este peso vai depender do organizmo de cada mulher, e é claro, da forma que ela cuidar da gravidez. Algumas mulheres engordam bem menos, e outras bem mais. Isso vai depender do seu IMC (índice de massa corporal). Quando for ao médico para uma consulta de rotina da gravidez, procure conversar com ele sobre isso, e ele irá te ajudar a fazer estes cálculos.
pregnant woman holding her belly and yellow flowerSe um a mulher for diagnosticada com o IMC mais alto que o ideal, deve procurar controlar mais o peso, pois o ganho excessivo de peso, pode prejudicar tanto a mamãe como o bebê. Mas veja bem, NÃO É PRA FAZER REGIME, o melhor é procurar um especialista e verificar com ele como é a melhor forma de controlar um pouco melhor o peso. Tomandos os devidos cuidados, você irá chegar ao final da gravidez linda e preparada para a nova vida com seu bebê.